Ferramentas DAPP

Análise de redes sobre ex-presidente Lula é destaque no jornal O Globo

Post-Grafo1 A análise de redes da FGV/DAPP acerca do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi destaque na coluna de Ancelmo Góis no jornal O Globo, no último sábado, dia 5. Em pesquisa, foram coletadas mais de 800 mil publicações durante a última sexta, dia 4. A condução coercitiva de Lula se destacou como o […]

há 1 ano por Pedro Lenhard

Post-Grafo1

Post-Grafo1

A análise de redes da FGV/DAPP acerca do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi destaque na coluna de Ancelmo Góis no jornal O Globo, no último sábado, dia 5.

Em pesquisa, foram coletadas mais de 800 mil publicações durante a última sexta, dia 4. A condução coercitiva de Lula se destacou como o principal tema de debate na web. O grafo acima evidencia as relações entre os atores mais influentes do debate nas redes, em nível nacional.

Cada ponto corresponde a um perfil e cada linha representa uma interação dentro do Twitter – um retweet ou seguidor, por exemplo. Quanto mais próximos e adensados, maior a influência recíproca. Do mesmo modo, dois pontos distantes e sem ligação indicam a inexistência de interações. Numa breve análise, é possível identificar duas seções sem conexão entre si. A vermelho, verifica-se sobretudo posicionamentos favoráveis ao ex-presidente. Em azul e amarelo, concentram-se perfis próximos à oposição.

Fora do Brasil, a pesquisa coletou 280 mil postagens. A Venezuela liderou, com 56 mil, seguida por Argentina (39 mil), EUA (36 mil), Colômbia (11 mil), França e Espanha, com 5 mil cada.


Veja mais sobre: , ,