Brasileirão na Rede

A ferramenta Brasileirão na Rede coleta no Brasil inteiro postagens em redes sociais referentes às partidas do Campeonato Brasileiro de 2015 até o fim da competição, em dezembro, com abordagem qualitativa e quantitativa. A FGV/DAPP utiliza softwares de categorização para selecionar mensagens públicas, no âmbito da internet, que falem de clubes, estádios, jogadores e quaisquer outros assuntos do universo do futebol, sempre com o cuidado de restringir, geográfica e cronologicamente, a coleta de dados no âmbito do calendário do Brasileirão.

Para isso, são combinadas metodologias de análise linguística e semântica, processamento de dados e ciência das redes. Uma vez identificadas, as mensagens são categorizadas pelas referências, em língua portuguesa, a um ou mais assuntos, e a contagem no site é atualizada instantaneamente. Com o objetivo de evitar a exibição de expressões ofensivas e preconceituosas, há um filtro no sistema de visualização da ferramenta atualizado regularmente.

No âmbito da análise de dados coletados em estádios, durante os jogos, a ferramenta dispõe de um módulo geolocalizador de postagens em redes sociais, para restringir o escopo de captura e processamento às localidades em que os vinte clubes mandam suas partidas. Quando houver um confronto em um estádio não selecionado, as postagens seguirão contabilizadas no site, nos contadores gerais, mas não de forma geolocalizada durante o jogo.

Também serão identificadas e categorizadas as postagens que, no contexto das partidas do Campeonato Brasileiro, façam referência a políticas e serviços públicos, como mobilidade urbana, segurança pública e violência nos estádios. Portanto, publicações em redes sociais no entorno dos locais de competição e que relacionem o futebol a outros assuntos pertinentes à sociedade brasileira fazem parte do monitoramento desenvolvido pela FGV/DAPP.

Dúvidas, perguntas e sugestões, entre em contato conosco: brasileiraonarede@fgv.br