Brexit divide britânicos também nas redes
A maioria das publicações de usuários alemães e franceses tendem a defender permanência do Reino Unido na UE
há 6 anos
por Marco Aurelio Ruediger, Amaro Grassi, Lucas Calil, Danilo Carvalho
Análise realizada pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV/DAPP) mostra a opinião pública britânica fortemente dividida em relação ao Brexit no Twitter, embora com alguma tendência favorável à permanência na União Europeia. As publicações em línguas alemã e francesa mostram uma tendência de apoio à permanência do Reino Unido no bloco europeu. Esse resultado, baseado em dados obtidos ao longo de uma semana, sugere importantes diferenças de perspectiva quanto ao futuro do Reino Unido na UE tanto entre britânicos como entre as principais potências do bloco, cujas visões acerca dos benefícios e prejuízos da UE ficam evidentes no debate.
Reino Unido
Defensores do “Leave” e do “Remain” medem forças na reta final da campanha, reproduzindo nas redes a polarização verificada nas pesquisas de opinião. O teor do debate indica que o assassinato da parlamentar Jo Cox teve profundo impacto entre os defensores da permanência na UE, cujo principal argumento é a ideia de um RU mais forte ao lado dos vizinhos europeus. Já os defensores do Brexit reclamam maior autonomia para o país e resistência à imigração.
Na Alemanha, o principal fator mobilizador do debate em torno do Brexit é a questão migratória. Defensores da saída do RU recorrem ao argumento de problemas de segurança causados pela entrada de refugiados. Em geral, no entanto, os usuários alemães também tendem a defender a permanência do país.
França
Entre os franceses, verifica-se o maior apoio à permanência do Reino Unido no bloco entre os três países analisados. Tanto a esquerda como o campo conservador mais tradicional tendem a defender essa posição, reunindo cerca de dois terços das menções. A defesa da saída do bloco fica por conta dos setores mais alinhados aos conservadores, ligados à Frente Nacional.
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