Ferramentas DAPP

Candidatura de Conceição Evaristo para integrar a Academia Brasileira de Letras soma 3,6 mil menções

Hashtag #ConceiçãoEvaristoNaABL mobiliza 1,9 mil tuítes em apoio à escritora

há 5 meses

A candidatura da escritora Conceição Evaristo para a Academia Brasileira de Letras somou 3,6 mil menções no Twitter desde o dia 1º até 25 de junho. Os perfis se mobilizaram através da hashtag #ConceiçãoEvaristoNaABL que reuniu 1,9 mil tuítes, em sua maior parte em apoio à escritora e em defesa da nomeação da primeira mulher negra para a academia.

Fonte: Twitter | Elaboração: FGV DAPP

Em geral, costuma ser baixo o debate nas redes sociais sobre imortais e a Academia Brasileira de Letras. No entanto, o engajamento da candidatura de Conceição Evaristo a ocupar a vaga de Nelson Pereira dos Santos, morto em abril, acabou impulsionando menções à disputa (as inscrições foram encerradas nesta segunda-feira, 25), com grupos de apoio à escritora convidando ao apoio virtual.

O maior pico de menções, com 93 tuítes em uma hora, foi registrado no dia 7 de junho, quando foi feita uma convocação conjunta de organizações da sociedade civil e iniciativas independentes, como Observatório das Favelas, Rede da Maré, a Gênero e Número e a de ONG Criola. Além disso, o abaixo assinado online a favor da escritora já conta com mais de 22 mil assinaturas.

O emoji mais utilizado foi o do pulso em riste (✊), que soma 330 tuítes (10,5%), representando a luta por direitos, seguido pelo dedo indicador (👉), presente em 2,3% dos tuítes, e do coração negro (❤), presente em 1,4%, desde o dia 5 de junho até dia 23.

 

Fonte: Twitter | Elaboração: FGV DAPP


Veja mais sobre: ,