Comunicação é destacada por palestrantes em momento de grande influência das redes sociais na política

Castells fala em Seminário da FGV DAPP sobre política e democracia na Era Digital

há 1 mês

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas (FGV DAPP), em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), realizou hoje o Seminário Comunicação, Política e Democracia. Recebemos o sociólogo espanhol Manuel Castells para debater a democracia dentro das transformações na sociedade moderna, tendo como foco o impacto das redes sociais dentro das atuações políticas. 

O seminário se desenvolveu abordando temas como o desafio que a sociedade moderna representa para os regimes democráticos. Foram destaques as eleições presidenciais brasileiras e a influência das redes sociais durante o processo eleitoral. — Há uma perda de poder dos meios de comunicação. As redes sociais passam a ter grande influência sobre a atuação política —, afirmou o sociólogo Castells.

Também estiveram presentes a editora da Revista Piauí, Fernanda da Escóssia, o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz e o diretor da FGV DAPP, Marco Aurélio Ruediger. A mediação da mesa foi feita pelo Vinicius Wu, pesquisador da FGV DAPP.

Marco Aurélio Ruediger afirmou, em seu discurso, — A sociedade em rede é o epicentro da transformação que estamos observando nesse momento. Os processos aderentes ao surgimento dos novos meios de comunicação colocam a própria comunicação como um eixo central da política. 

Wu abriu o evento mencionando a ameaça das Fake News para a democracia brasileira considerando a sua rápida proliferação pelos meios digitais. Fernanda da Escóssia o complementou: — se é fake, não pode ser news, a produção de desinformação é um ecossistema que funciona de forma desigual. 

As tecnologias digitais continuam avançando e novos desafios a acompanham. O presidente da OAB Felipe Santa Cruz afirmou que o judiciário ainda não possui instrumentos suficientes para lidar com as infrações que ocorrem no meio digital, apesar de estar buscando novas formas de ajustar as leis a esses ambientes.  — A internet mudou as formas de comunicação e temos que lidar com os seus lados positivos e negativos —, disse Fernanda da Escóssia.

>> Assista na íntegra