DAPP integra painel de lançamento do Portal de Imigração Laboral

Pesquisadores falam sobre a importância da imigração como vetor de desenvolvimento para o país

há 6 meses

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) participou do lançamento oficial do Portal de Imigração Laboral do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no dia 20 de maio, no Auditório Tancredo Neves do Palácio da Justiça em Brasília. O evento trouxe ao público uma ferramenta digital que facilita os processos para imigração laboral para o Brasil.

– O evento consagrou uma série de esforços empreendidos ao longo do tempo para posicionar a imigração como uma agenda capaz de fomentar o desenvolvimento do país. O portal atende uma recomendação de facilitar e agilizar processos usando ferramentas digitais, além de ampliar a transparência do poder público, afirmou o pesquisador Wagner Oliveira.

A metodologia por trás do portal resultou de uma parceria da FGV com o então Ministério do Trabalho. Os pesquisadores André Andrade e Wagner Oliveira integraram as mesas de abertura e a mesa de discussão técnica intitulada “Imigração como vetor de desenvolvimento”, respectivamente, contemplando o histórico de experiências da FGV DAPP com a sua linha de pesquisas “Imigração e Desenvolvimento”.

Este portal é destinado a imigrantes ou potenciais imigrantes que buscam informações sobre os processos de regularização, obtenção de autorização de residência, entre outras questões regulatórias que fazem parte do processo de imigração. Apesar do foco na imigração laboral, o portal também orienta os usuários com relação a outros procedimentos como reunião familiar, acolhida humanitária e refúgio. Além disso, é possível acessar dados e informações sobre movimentação de imigrantes no mercado de trabalho brasileiro por meio da ferramenta DataMigra e acompanhar os processos de imigração de forma digital por meio do sistema MigranteWeb, ambos integrados ao Portal.