DAPP participa de congresso internacional sobre gestão pública e migrações na França

Pesquisador Wagner Oliveira apresentou trabalho multidisciplinar sobre estratégias de atração de imigrantes qualificados ao Brasil

Entre os dias 30 de maio e 2 de junho, a Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV esteve presente no congresso do Instituto Internacional de Ciências Administrativas (IIAS, na sigla em inglês), realizado na cidade de Aix en Provence, na França. A Diretoria foi representada pelo pesquisador Wagner Oliveira, que apresentou o trabalho “Analysis and Evaluation of Brazilian Work-led Immigration Policy: Guidelines for Institutional Development in the 21th Century”. O artigo apresenta uma síntese da pesquisa realizada pela DAPP com o objetivo de identificar os obstáculos institucionais para atração de imigrantes qualificados ao Brasil e também fornecer recomendações para tornar a política migratória um vetor estratégico de desenvolvimento econômico e tecnológico.

O estudo multidisciplinar da FGV/DAPP incluiu a análise de dados, análise comparativa de políticas, grupos focais e entrevistas, análise do sistema jurídico, e mapeamento de processos operacionais. Os resultados de cada levantamento contribuíram para a elaboração de um conjunto de recomendações para novos mecanismos e ajustes políticos que foram parcialmente implementados pelo governo brasileiro por meio de um decreto (no.8757 / 2016). As recomendações variaram de mudanças estruturais (integrando informações e responsabilidades entre agências governamentais) a mudanças legais (criando vistos específicos para aqueles que desejam abrir novas empresas inovadoras, por exemplo).

Com o tema “Managing Migrations, Integration and Poverty: A Global Challenge for Governance and Public Administration”, o Congresso IIAS 2017 reuniu profissionais, acadêmicos, estudantes e jovens pesquisadores em administração pública e áreas afins, para debater iniciativas como a crise dos refugiados, aspectos sociais e econômicos da migração, redução da pobreza, entre outros.

— O congresso da IIAS 2017 representou uma oportunidade única para troca de experiências sobre a gestão das migrações pelo mundo. A mistura entre gestores e acadêmicos propiciou um debate qualificado, frutífero e produtivo, com possibilidade de aplicações práticas em diversos contextos — apontou o pesquisador Wagner Oliveira.