DAPP participa de pesquisa que mapeia atores e redes de dados abertos governamentais

Iniciativa integra compromissos firmados com a Parceria para Governo Aberto

há 4 semanas

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP), juntamente com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br)  realiza pesquisa para mapear os principais atores do ecossistema de dados abertos no país, de modo a articular soluções no uso desse tipo de dado no Brasil. Esse levantamento tem como objetivo entender como funciona, na prática, atuações individuais e em rede que formam o ecossistema de dados abertos. Esse levantamento é um dos compromissos do 4º Plano de Ação do Brasil, firmados no ano passado, na Parceria para Governo Aberto (OGP).

A FGV DAPP tem estimulado a produção e a utilização de dados abertos governamentais. Nesse contexto, tem participado das discussões de elaboração do plano de governo aberto e do cumprimento de metas relativas ao compromisso “Ecossistema de Dados Abertos”. Além disso, a Diretoria produz o Índice de Dados Abertos para cidades, uma ferramenta de avaliação e identificação de gargalos, de forma a orientar a administração pública em relação ao aprimoramento de suas políticas de dados abertos em nível local.

– O mapeamento dos atores que participam do ecossistema de dados abertos é uma ação essencial para propor avanços nessa área que sejam compatíveis com as demandas da sociedade. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações conduzidas em conjunto pelo setor público e por atores da sociedade civil que posiciona o Brasil como um dos países protagonistas na agenda da Transparência – afirmou o pesquisador da FGV DAPP, Wagner Oliveira.

As informações coletadas pelo questionário servirão para identificar atores nas três esferas de governo e na sociedade civil. O mapeamento promoverá, ainda, informações importantes para o avanço no desenvolvimento de soluções conjuntas para melhoria das ações e da política de dados abertos no Brasil.