DAPP participa de seminário Fake News e Eleições, no TSE

Pesquisador apresentou o trabalho da Sala de Democracia no painel Ferramentas de Enfrentamento às Fake News

há 4 semanas

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) participou do seminário internacional Fake News e Eleições, no dia 17 de maio, evento organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. O seminário teve como objetivo pensar formas de minimizar a disseminação e a divulgação de conteúdos falsos nas próximas eleições municipais de 2020.

>>> Assista na íntegra

A Diretoria participou do painel Ferramentas de Enfrentamento às Fake News. O pesquisador Danilo Carvalho apresentou as experiências adquiridas nas eleições presidenciais do ano passado, com a Sala de Democracia Digital – #observa2018, sobre a atuação de perfis automatizados e a disseminação de conteúdos falsos em diferentes plataformas digitais. Além de apresentar dados pré-eleitorais que influenciaram o debate político desde 2014, Danilo mostrou casos de desinformação analisados pela DAPP.

No decorrer do ano de 2018, o Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições, instituído pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do qual a FGV DAPP fez parte, debateu a influência da internet nas eleições, em especial quanto ao risco das fake news e ao uso de robôs na propagação de informações, ações estas que contribuíram para a ampliação do conhecimento da Justiça Eleitoral frente ao tema.