Ferramentas DAPP

DAPP Solutions: Conheça os métodos e soluções inovadoras para os setores público e privado

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) lança neste mês o DAPP Solutions, um portfólio digital que reúne métodos e soluções inovadoras desenvolvidos pela FGV DAPP para os setores público e privado. Unindo análises políticas estratégicas e tecnologia, a FGV DAPP tem atuado nos diversos níveis da administração pública, […]

há 3 meses

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) lança neste mês o DAPP Solutions, um portfólio digital que reúne métodos e soluções inovadoras desenvolvidos pela FGV DAPP para os setores público e privado. Unindo análises políticas estratégicas e tecnologia, a FGV DAPP tem atuado nos diversos níveis da administração pública, promovendo ganhos reais na gestão de processos e projetos.

>> Conheça nosso portfólio de ferramentas digitais

As ferramentas digitais são desenvolvidas nas seguintes áreas: Análise de Redes para Estratégia Política e Empresarial, Advocacy para Gestão Pública e Redes Sociais, Integração Estratégica de Gestão do Acompanhamento de Projetos, Pesquisa Social Aplicada para o Mercado e Área Pública e Design de Dados para Transparência de Instituições.

Análise de Redes para Estratégia Política e Empresarial

A análise estratégica de redes utiliza dados da internet e de redes sociais para investigação social e, em particular, apresenta-se como uma alternativa complementar às pesquisas públicas e sondagens de opinião. Os estudos empíricos detalham a opinião pública de forma acelerada, portanto, condizente com as novas dinâmicas do debate via web sobre questões específicas.

Utiliza-se, nesse sentido, uma metodologia pioneira de pesquisas em redes sociais com dicionário linguístico exclusivo para temas da agenda pública. A partir de uma expertise em coleta de dados das principais plataformas sociais como Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, sites e blogs, as análises são realizadas por equipes multidisciplinares capazes de traduzir as redes sociais para os desafios do gestor público.

Advocacy para Gestão Pública e Redes Sociais

Consiste no planejamento e execução de ações para influenciar a opinião pública na promoção de políticas públicas a partir da transmissão de mensagens eficientes, baseadas em dados concretos e análises aprofundadas. A saber: produção de policy papers e insumos para a gestão da comunicação, baseados em fact-checking das ações e resultados do governo; e visualizações de dados intuitivas e acessíveis para o público por meio de apresentações, policy papers, diagnóstico de stakeholders e planos de mobilização.

Integração Estratégica de Gestão do Acompanhamento de Projetos

Integrar e compartilhar informações é um desafio do setor público cuja superação permite alcançar maior eficiência, eficácia e eficacidade na gestão. A partir de uma metodologia própria, desenvolvem-se soluções para aperfeiçoar a gestão pública, considerando as estruturas organizacionais, os objetivos e as prioridades. O desenvolvimento de plataforma online de gestão de processos e projetos apoia ciclos de reuniões orientadas à solução dos desafios encontrados no dia a dia dos gestores. Em diferentes situações organizacionais, alcança-se maior controle sobre o gasto público e a redução dos tempos de processos.

Pesquisa Social Aplicada para o Mercado e Área Pública

Combinação de diferentes metodologias de pesquisa qualitativas e quantitativas para modelagens e construção colaborativa de políticas públicas, de forma ajustada às necessidades da população e do Estado, para apoiar o ciclo de políticas públicas.. A saber: entrevistas em profundidade, grupos de foco, pesquisas de opinião, websurveys e análises de redes sociais. O objetivo é obter uma melhor percepção sobre a visão da população acerca das políticas públicas a fim de aprimorar o processo de policy feedback.

Design de Dados para Transparência de Instituições

Elaboramos ferramentas customizadas capazes de ampliar a transparência dos órgãos públicos para além dos requisitos legais estabelecidos, transformando transparência em interação com a população. Informações claras e acessíveis permitem qualificar o debate público e geram oportunidades de participação no controle social da gestão pública. Entre as iniciativas estão: técnicas avançadas de gestão e organização de bancos de dados para ampliar a transparência e o acesso da população, integração de grandes volumes de dados de diversas fontes para obter informações relevantes para a gestão e o debate públicos, e ferramentas de transparência capazes de traduzir dados complexos em visualizações claras e acessíveis para a população e o gestor.