Debate no Twitter sobre maioridade penal contrasta com pesquisa Datafolha
Em análise de rede realizada entre os dias 15 e 22 de junho sobre a redução da maioridade penal, o Twitter apresenta um resultado que contrasta com a pesquisa Datafolha divulgada no começo desta semana, que apontou 9 em cada 10 brasileiros favoráveis à aprovação da medida. No debate das redes, ao contrário, quem se […]
há 7 anos
Em análise de rede realizada entre os dias 15 e 22 de junho sobre a redução da maioridade penal, o Twitter apresenta um resultado que contrasta com a pesquisa Datafolha divulgada no começo desta semana, que apontou 9 em cada 10 brasileiros favoráveis à aprovação da medida. No debate das redes, ao contrário, quem se destaca na vanguarda da discussão são os grupos que se manifestam contra a redução.
Na análise do grafo, as cores vermelha, rosa e rosa claro – à esquerda –, despontam como os grupos contra a redução da maioridade penal. Os perfis do MST, do Partido dos Trabalhadores, da Presidente da República, veículos de comunicação como Carta Capital, Carta Maior, BrasilPost, Brasil247 e perfis políticos como Jean Willys, Marcelo Freixo e Mídia Ninja lideram o engajamento na rede.
A inclusão de adolescentes no sistema prisional brasileiro não irá contribuir para a sua reinserção na sociedade. #EducarSimReduzirNão
— MST Oficial (@MST_Oficial) June 19, 2015
Assumindo um posicionamento mais “intermediário”, veículos de comunicação como o Estadão, O Globo, G1, Folha de S. Paulo, Terra, UOL Notícias, Zero Hora e Terra se posicionam próximo ao meio do debate, contribuindo com boa parte do debate travado entre os grupos. Isso se deve ao caráter “noticioso” destes veículos, que repercutem os acontecimentos sobre o debate da redução na Câmara dos Deputados e alimentam as discussões mais engajadas acerca do tema.
À direita, na cor azul escuro, habitam os perfis que são tradicionalmente a favor da mudança. Seus expoentes principais, ao longo da última semana, foram os perfis do BlogDoPim e do colunista Reinaldo Azevedo.
Maioridade penal- governo busca ombros p/dividir peso do caixão da impopularidade e das vítimas de assassinos impunes http://t.co/FrgzqS6abr
— Reinaldo Azevedo (@reinaldoazevedo) June 16, 2015
Ainda, nas cores amarela e verde, despontam perfis de maioria “independente” que se posicionam contra a medida de redução. Com doses de humor, o grupo verde representa perfis pessoais apartidários que mais tiveram impacto na rede. O grupo amarelo, com posicionamento semelhante, conta com contas pessoais de jornalistas autônomos.
Nova versão teen de OITNB substituirá a novelinha "malhação" com detentas de 16 a 18 anos mostrarando a realidade da nova maioridade penal.
— Léo de França (@leodefranca) June 19, 2015
O número total de menções analisadas foi próximas a 60 mil. Os grupos contra a redução totalizaram cerca de metade do debate. Os veículos de comunicação neutros se aproximam dos 20% do total. O restante da visualização é composta por perfis pró-redução.
Comissão da Câmara
A inclusão de adolescentes no sistema prisional brasileiro não irá contribuir para a sua reinserção na sociedade. #EducarSimReduzirNão
— MST Oficial (@MST_Oficial) June 19, 2015
Veja mais sobre: maioridade penal, Redes Sociais, Segurança Pública