Ferramentas DAPP

Análise de redes mostra crescimento do debate sobre transparência

Troca do comando do Ministério gerou movimentação em torno do tema na web

há 10 meses por Pedro Lenhard, Danilo Carvalho da Silva, Bárbara Stephany de Souza Silva

O tema da transparência ganhou forte repercussão no noticiário e no debate público na última semana durante a troca de comando do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, órgão responsável pelo combate à corrupção e pela promoção do controle social e do acesso à informação. Um levantamento realizado pela FGV/DAPP mostra que entre os dias 25 e 31 de maio houve um reforço do debate nas redes sociais sobre o tema, especialmente após a renúncia do então ministro Fabiano Silveira, o que pode indicar que a transparência vem se consolidando na pauta por uma governança mais ética e participativa.

No período, foram coletadas mais de 20 mil menções à transparência, com pico principal no volume de menções no dia 30 de maio, quando ocorreram os episódios envolvendo o Ministro, outros políticos e a Operação Lava Jato. Os demais dias da série histórica se mantiveram dentro da média de menções para o período, como indica o gráfico abaixo

Gráfico 1

Volume de Menções no Twitter na Semana de 25 a 31 de Maio

Volume Trasnparência

A notícia com maior repercussão no período no Twitter foi a postada pelo portal G1 no dia 29 de maio. A matéria relata a reunião do ministro da transparência com o presidente do Senado. As demais notícias tiveram repercussão menor na rede, mas travavam de tema semelhante ao da matéria em destaque.

Gráfico 2

Repercussão das notícias no Twitter

Repercussão das notícias no TwitterO grafo de rede abaixo ilustra as principais discussões sobre transparência no dia 30, segunda-feira. A rede representa mais de 54 mil mensagens no Twitter, os três principais grupos: a rede em vermelho (52% dos perfis) divulgam notícias sobre o vazamento do áudio do ministro da transparência e compartilham as notícias sobre as manifestações feitas pelos servidores da antiga CGU. O grupo colorido em azul (34% dos perfis), compartilha mensagens de acusações à presidente afastada Dilma Rousseff e ao presidente do Senado Renan Calheiros. O grupo verde (8% dos perfis) se organizou para o tuitaço VoltaCGU.

grafo transparencia

Debate sobre transparência

A FGV/DAPP acredita que o debate sobre transparência é fundamental para garantir o fortalecimento da democracia e uma aproximação das relações entre Estado e sociedade civil. A transparência completa, mais do que meramente uma prestação de contas, representa não apenas a garantia do direito de acesso a dados públicos, mas também a possibilidade de obtê-los em uma linguagem simples, livres de jargões técnicos.

O compromisso da DAPP é buscar que o debate não esmoreça, atuando como intermediário entre Estado e sociedade, publicizando dados governamentais de uma forma compreensível e contextualizada e empoderando o cidadão para que possa exercer de uma melhor maneira sua participação social.

A informação qualificada e a comunicação eficiente com a sociedade podem incentivar os cidadãos a se tornarem participantes ativos na constituição de uma sociedade mais consciente das ações do Estado.


Veja mais sobre: ,