Ferramentas DAPP

Dia da Consciência Negra motiva debates sobre racismo

As celebrações pelo Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro (quinta-feira), feriado em homenagem a Zumbi dos Palmares, bateram a marca de mais de 159 mil postagens nas últimas 48 horas, segundo levantamento da ferramenta Pulso do País, da DAPP. O cálculo leva em conta menções ao feriado e publicações sobre a questão racial […]

há 2 anos por Roberta Novis

As celebrações pelo Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro (quinta-feira), feriado em homenagem a Zumbi dos Palmares, bateram a marca de mais de 159 mil postagens nas últimas 48 horas, segundo levantamento da ferramenta Pulso do País, da DAPP. O cálculo leva em conta menções ao feriado e publicações sobre a questão racial no país no período – como, por exemplo, discussões a respeito de preconceito, racismo e igualdade racial. O pico de posts ocorreu por volta das 13h de quinta-feira, com média de 420 tuítes por minuto.

Menções sobre o Dia da Consciência Negra no dia 20 de novembro

O conteúdo das menções é amplamente dominado por postagens festivas a respeito da data, que enfatizam a valorização do feriado como uma afirmação da igualdade racial, mas também houve postagens contrárias à celebração, com o argumento de que o Dia da Consciência Negra acaba por acentuar conflitos raciais no Brasil, e postagens mais reflexivas, que analisam a atual situação do racismo e da exclusão social. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado há duas semanas, revela que negros no país são 30% mais vítimas de homicídios. Foram mais de 61 mil posts com a expressão “consciência negra”, e outras 15.100 lembraram do quilombola Zumbi.

nuvem racismo

Nuvem de Palavras sobre racismo

Na nuvem de palavras, entre os termos mais usados sobre o assunto, predominam “racismo” e “consciência”, enfatizando a relação próxima entre o feriado e o combate ao preconceito, com muitas menções também a políticas públicas afirmativas, como as cotas em universidades, e a aspectos negativos da luta contra a discriminação – as palavras “impunidade”, “pobre” e “violência” aparecem na nuvem. Outro termo muito destacado é “futebol”, que recentemente ficou marcado por demonstrações racistas durante os jogos. Também desponta a palavra “herói”, usada para destacar a importância de Zumbi e que, inclusive, foi utilizada em postagens de várias entidades e órgãos públicos sobre o feriado. Em plano nacional, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro concentraram mais de 20% das mensagens sobre o Dia da Consciência Negra.


Veja mais sobre: ,