Ferramentas DAPP

Além do #OutubroRosa: Um diagnóstico sobre o desafio do combate ao câncer de mama no Brasil

DAPP realizou estudo, com base nos dados do DATASUS, sobre taxa bruta de mortalidade no Brasil: risco aumenta a partir dos 50 anos

há 8 meses

O Outubro Rosa é uma campanha que visa alertar as mulheres e a sociedade acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O câncer de mama é o mais incidente em mulheres e os principais fatores de risco conhecidos são ligados à idade, a fatores genéticos e endócrinos. O diagnóstico precoce é uma medida importante de prevenção, isso porque quando o câncer é detectado em estágios iniciais apresenta prognóstico favorável. Dar acesso a mulher a exames de mamografia, principalmente na faixa etária entre 50 e 69 anos, bianualmente, é uma medida importante para salvar vidas.

Neste sentido, com o objetivo de ajudar o poder público a tomar medidas preventivas, educacionais, para diagnosticar precocemente o câncer de mama por meio de uma maior e melhor visualização de dados do banco já existente, além de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a DAPP, com base nos dados do DATASUS, realizou o presente estudo.

Observou-se que as taxas de mortalidade aumentam a partir dos 50 anos e que o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul apresentam a maiores taxas brutas de mortalidade de mulheres por câncer de mama no ano de 2014. Outro fato relevante observado é que em todos os estados o câncer de mama gera maior mortalidade no grupo de mulheres com 50 anos ou mais. Isso corrobora o fato de a idade ser um dos fatores de risco a serem observados nas campanhas de prevenção.

Conclui-se que, para além de outubro, o câncer de mama precisa de campanhas de esclarecimento e que é de grande importância a conscientização das mulheres e dos profissionais de saúde para o diagnóstico rápido e a detecção precoce dos sintomas, assim como o acesso aos exames preventivos e ao tratamento da doença de forma facilitada.


Veja mais sobre: ,