Diretor da DAPP participa de reuniões de líderes de Brasil e Argentina na FGV

Nos dias 20 e 21 de setembro, a Fundação Getulio Vargas, em parceria com a Fundación Foro del Sur, da Argentina, promoveu o I Fórum de Jovens Líderes Argentina-Brasil. O fórum reuniu um grupo de trinta destacados jovens argentinos e brasileiros – líderes em áreas diversas, como representantes da sociedade civil, órgãos do governo, diplomatas, […]

há 1 ano por Amaro Grassi

Nos dias 20 e 21 de setembro, a Fundação Getulio Vargas, em parceria com a Fundación Foro del Sur, da Argentina, promoveu o I Fórum de Jovens Líderes Argentina-Brasil. O fórum reuniu um grupo de trinta destacados jovens argentinos e brasileiros – líderes em áreas diversas, como representantes da sociedade civil, órgãos do governo, diplomatas, empresários, formadores de opinião e acadêmicos – para debater o futuro da relação entre os dois países. O encontro também tem como meta fomentar as capacidades de liderança desses jovens e proporcionar a criação de uma rede de relacionamento internacional, a fim de que possam utilizar seu potencial para contribuir ativamente com o desenvolvimento de seus países e da região.

encontro_jovens_lideres

As sessões de debate abordaram temas como a necessidade de se trabalhar em conjunto, a questão da imigração no Mercosul e a relação entre Mercosul, Aliança do Pacífico e China. O evento teve como palestrantes Carlos Ivan Simonsen Leal, presidente da FGV; Anibal Jozami, presidente da Foro del Sur; Marlos Lima, do Centro Latino-Americano de Políticas Públicas da FGV; Martin Kaufmann, vice-Presidente da Foro del Sur; Felix Peña, diretor do Mestrado em Relações Comerciais Internacionais e do Centro Interdisciplinar de Estudos Internacionais da Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF); Sergio Cesarín, coordenador acadêmico da Especialização em Economia e Negócios com Ásia do Pacífico e Índia da UNTREF; Agustín Colombo Sierra, diretor de Relações Institucionais e Internacionais da UNTREF; Martín Arias Duvall, diretor de Migrações da Argentina; Marco Aurelio Ruediger, diretor da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV (DAPP) e Vera Helena Thorstensen, coordenadora do Centro do Comércio Global e do Investimento da FGV.

Criada em 1994, a Fundación Foro del Sur é um fórum de reunião de empresários, acadêmicos e políticos de diversas correntes ideológicas, com o objetivo de oferecer um espaço de diálogo envolvendo as distintas perspectivas do pensamento, e promovendo a integração entre a academia, a política e as empresas. Desde então, atua intensamente no plano do debate político e social, bem como no desenvolvimento de estudos de consultoria para o governo argentino (nos níveis nacional e provincial), governos estrangeiros e organismos internacionais. Desde 1995, publica ininterruptamente a revista de atualidade internacional Archivos del Presente, com a colaboração das principais personalidades argentinas e do mundo. É considerada a revista mais representativa em política externa na América do Sul. Desde o fim de suas atividades, em 2011, os trabalhos da reconhecida Fundación Prebisch seguem através da Fundación Foro del Sur, escolhida por centros de pesquisa e associações internacionais como sede de suas atividades na Argentina, a exemplo do Pen Club International.

Veja mais sobre: , , ,