Ferramentas DAPP

Diretor da FGV-DAPP apresenta pesquisa de imigração durante seminário

O Diretor da FGV-DAPP, Marco Aurélio Ruediger, e pesquisadores da unidade participaram no dia 1º do seminário “Imigração como vetor de Desenvolvimento do Brasil”, em Brasília, realizado em parceria com a FGV Projetos e o Ministério do Trabalho e da Previdência Social (MTPS). Participando da sessão de abertura, o Diretor da DAPP apresentou os resultados […]

há 2 anos

O Diretor da FGV-DAPP, Marco Aurélio Ruediger, e pesquisadores da unidade participaram no dia 1º do seminário “Imigração como vetor de Desenvolvimento do Brasil”, em Brasília, realizado em parceria com a FGV Projetos e o Ministério do Trabalho e da Previdência Social (MTPS). Participando da sessão de abertura, o Diretor da DAPP apresentou os resultados gerais da pesquisa realizada para o Ministério, em mesa que contou ainda com a participação de Peter Poschen, Diretor da Organização Internacional do Trabalho Brasil; Beto Vasconcelos, Secretário Nacional de Justiça (Ministério da Justiça); e Paulo Sérgio Almeida, Presidente do Conselho Nacional de Imigração (CNIg).

seminario

Após a sessão de abertura, em que foi discutida a questão da imigração no Brasil e suas políticas, o pesquisador Wagner Oliveira, com mediação da também pesquisadora Barbara Barbosa, iniciou a apresentação dos dados levantados pela DAPP na pesquisa, sobre imigração e desenvolvimento no século XXI. A pesquisa incluiu a produção de benchmark de boas práticas de atração de imigrantes e mapeamento de processos de análise estratégica no âmbito do projeto de lei. E fez recomendações de política de atração de imigrantes qualificados.

A segunda sessão, sobre aprimoramento da política de imigração no Brasil, foi apresentada pela pesquisadora Margareth da Luz, com mediação de Luiz Alberto Matos dos Santos, Coordenador do Conselho Nacional de Imigração. Nessa parte, a tratou de mercado de trabalho, onde se constatou que imigrantes preenchem importantes nichos do mercado, desde os mais dinâmicos até aqueles setores em declínio na economia, além da imigração corrigir desequilíbrios do setor e agregar novos conhecimentos e técnicas ao mercado de trabalho.


Veja mais sobre: , , ,