Ferramentas DAPP

Diretor da FGV DAPP debate fake news em painel no Fórum Estadão-Faap

Marco Aurelio Ruediger discutiu a influência das redes nas eleições e a crise de confiança nas instituições

há 6 dias

 

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) participou nesta segunda-feira (11/06) do Fórum Estadão-Faap Campanha Eleitoral e Fake News que discutiu campanhas políticas mais éticas. O evento debateu mudanças no cenário político, financiamento das campanhas, uso de redes sociais e combate às notícias falsas, pensando nas eleições presidenciais deste ano.

O diretor da FGV DAPP, Marco Aurelio Ruediger, integrou o painel “O uso da internet na disputa pelo voto”, que discutiu a influência das redes nas eleições e a existência de uma crise de confiança da sociedade com a disseminação de fake news e com o momento político atual.

— Nossa sociedade tem um deficit de confiança enorme em instituições, em informações, então a veracidade da informação é um complicador a partir do momento que fake news e robôs potencializam esses conteúdos — afirma Ruediger, que falou sobre a ação de robôs nas redes sociais. — O que vimos desde 2014 foi que em todos os momentos pivotais dos processos políticos do Brasil identificamos uma quantidade significativa de robôs operando e com grau significativo de reprodução.

 


Veja mais sobre: , , ,