Diretor da FGV DAPP destaca impacto positivo das redes sociais em evento apoiado pelo Facebook

Debate em São Paulo abordou o papel das plataformas digitais no processo democrático brasileiro após as eleições 2018

há 2 meses

O diretor da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP), Marco Aurelio Ruediger, integrou na última terça-feira (19/03), em São Paulo, o evento “Social Media and Latin American Democracy Agenda”, promovido pela Fundação Kofi Annan e Social Science One — iniciativa que, em parceria com o Facebook, financia pesquisas independentes e fornece acesso a dados protegidos da plataforma. Ruediger, que é membro do Comitê Consultivo da América Latina para o Social Science One, presidiu o painel sobre o impacto das redes sociais na democracia brasileira.

Ruediger destacou que as plataformas digitais se tornaram uma espécie de quinto elemento, que exerce pressão constante sobre o governo e representantes eleitos, para além das três esferas de poder e da imprensa. Nesse sentido, segundo ele, é preciso observar o potencial positivo das redes sociais para o fortalecimento da democracia, evitando que as más práticas, como a desinformação e o uso de robôs, prejudiquem os impactos benéficos.

Também participou da mesa o pesquisador da FGV DAPP Lucas Calil, destacando as principais mudanças temáticas no debate político online desde as eleições de 2014.