Ferramentas DAPP

Diretor da FGV DAPP integra coalizão internacional para promoção da democracia na era digital

Design 4 Democracy Coalition reúne conselho consultivo de líderes que debaterá o desenvolvimento de tecnologias e ações para combate à desinformação

há 4 semanas

O diretor da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP), Marco Aurelio Ruediger, passou a integrar neste mês o conselho consultivo do Design 4 Democracy Coalition, grupo formado por líderes internacionais e comprometido com a promoção da democracia e dos direitos humanos na era digital. A coalizão é uma iniciativa do National Democratic Institute (NDI), um think tank baseado em Washington e também parceiro da FGV DAPP na Sala de Democracia Digital – #observa2018.

O conselho consultivo será encarregado de debater e propor soluções sobre os principais desafios da democracia atualmente: como desenvolvemos a tecnologia que distingue um discurso on-line genuíno e “orgânico” de propaganda computacional? Como protegemos defensores dos direitos humanos e atores políticos de ataques cibernéticos? Como podemos garantir que o debate político baseie-se em informações factuais sobre políticas em vez de desinformação? Como podemos garantir que as plataformas não deem uma preferência artificial para pontos de vista extremistas em vez de opiniões do público em geral?

A FGV DAPP, assim como os membros do D4D Coalition e seus fundadores, se esforça para entender melhor os desafios da democracia inserida no mundo digital, a partir de análises dos principais debates políticos nas redes sociais. Tecnologia, políticas públicas e democracia são temas que se mantém no radar neste momento de eleições, com influência de fatores complexos como fake news e robôs.


Veja mais sobre: , , ,