Ferramentas DAPP

Diretor da FGV DAPP integra Conselho Firjan de Segurança Pública

Iniciativa tem objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública e retomada do desenvolvimento socioeconômico fluminense

há 4 semanas

O diretor da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP), Marco Aurelio Ruediger, foi convidado a integrar o Conselho de Segurança Pública da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). A iniciativa objetiva discutir a segurança pública do estado do Rio de Janeiro e seus temas prioritários, contribuindo para a melhoria da gestão pública e para a retomada do desenvolvimento socioeconômico fluminense. O conselho  contará com a participação de empresários, especialistas, autoridades do poder público, academia e outras instituições da sociedade civil organizada.

A FGV DAPP desenvolve por meio da linha de pesquisa aplicada Segurança e Cidadania estudos e análises de dados sobre polícia, direitos humanos e cidadania com objetivo de promover um debate qualificado sobre as políticas de segurança pública e relações entre unidades da federação, com ênfase em Big Data e visualização de dados. A unidade disponibiliza ainda, por meio da ferramenta DataCrime, dados de segurança pública do Brasil, revelando de forma interativa o panorama da área através de números oficiais declarados por diversas instituições.

Dado o contexto de altos índices de criminalidade e de crise orçamentária do estado, a criação do Conselho Firjan de Segurança Pública coloca-se, portanto, como mais uma frente de fortalecimento da área. Entende-se que o tema da segurança pública é multifacetado, precisando ser compreendido nas suas diferentes nuances. Neste sentido, para o direcionamento de políticas públicas é importante que se tenha acesso a diferentes tipos de informação.