Ferramentas DAPP

Eleitores expressam preocupação com Educação e Segurança nas redes sociais

há 7 meses

Um levantamento da FGV/DAPP em blogs e mídias sociais aponta que as duas maiores preocupações dos eleitores de seis capitais giram em torno de termas ligados à Educação e Segurança. O resultado, publicado pela Veja.com, aponta que indica que pessoas do Rio de Janeiro, de São Paulo, Belo Horizonte e Recife concentram suas aflições mais sobre Educação do que Segurança Pública, enquanto em Salvador e Porto Alegre ocorre o contrário.

A análise apontou que, apesar do pleito ser municipal, grande parte das questões dizem também respeito ao âmbito estadual e federal. Quem foi à internet expôs dúvidas sobre programas nacionais de acesso ao ensino superior, sobre o orçamento e o investimento do Ministério da Educação, sobre cotas e a situação das universidades públicas. Quando o tema é segurança, e até transporte, outra fonte de constante dor de cabeça para o brasileiro, os posts se concentram mais, aí sim, em assuntos de cunho local.

Saúde pública entrou no rol das áreas lembradas. Em todas as seis cidades, as duas grandes linhas de discussão online repousam sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre a cobertura de planos de saúde. Em São Paulo e Belo Horizonte, chamou atenção a incidência de queixas sobre o excesso de filas em hospitais.


Veja mais sobre: ,