DAPP Tools

Director of DAPP participates in seminar on fake news and use of robots in the elections in the headquarters of TSE

Marco Aurelio Ruediger presented the study "Robots, social networks and politics in Brazil", which identified illegitimate interference in key moments for the country

4 days ago

 

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV/DAPP) participa nesta quinta-feira (07/12) do I Seminário Internet Eleições, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pelo Comitê Gestor da Internet, em Brasília. O evento discute as novas regras eleitorais e a influência da web nas eleições de 2018, em especial o risco das fake news e dos robôs na disseminação das informações. Acompanhe ao vivo.

O diretor Marco Aurelio Ruediger participa da mesa de debate “Propaganda Eleitoral e Bots”, apresentando recente pesquisa da FGV/DAPP sobre interferências de contas automatizadas em momentos-chave da política brasileira. O estudo “Robôs, redes sociais e política no Brasil” identificou que robôs chegaram a responder por mais de 20% das interações ocorridas no Twitter durante a greve geral de abril deste ano. Durante as eleições presidenciais de 2014, bots geraram mais de 10% do debate.

Durante o encontro, ainda são realizadas outras três sessões: “Fake News, Mídia e Eleições”, “Arrecadação de campanhas via Internet” e “Redes Sociais, identidade e anonimato”. A abertura foi realizada pelos presidente e vice-presidente do TSE, ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux, e pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab.

O seminário faz parte da programação do Fórum Internet e Eleições – promovido pelo TSE, pela Escola Judicial Eleitoral e pela faculdade Mackenzie. O evento prosseguirá nos dias 12 e 13 de dezembro (sendo o último dia destinado a um workshop com reuniões reservadas).