Ferramentas DAPP

Entenda o que está em jogo na reforma política

Do Distritão ao fundo especial de financiamento, pesquisadores da DAPP explicam as alternativas no debate geral da reforma política

há 3 meses por Carolina Botelho, Alexandre Spohr, Cynthia Coutinho Cunha, Natalia Sanches Taffarel

Frequentemente, o debate sobre a reforma no sistema político retorna à pauta de discussão da agenda brasileira. Estas mudanças decorrem de pressões e forças de grupos e setores ativos na sociedade que disputam diferentes espaços políticos. Muitas vezes, as propostas de mudanças contribuem para transformações positivas, entretanto, outras, caso sejam colocadas em práticas acabam por repercutir negativamente sobre a sociedade e por fortalecer e perpetuar grupos e interesses políticos em detrimentos de outros. É importante que os indivíduos discutam amplamente as motivações e o conteúdo de cada proposta em debate no Congresso.

O sistema eleitoral atual brasileiro, constituído a partir de 1988, sofreu inúmeras mudanças desde a sua implantação. Atualmente, podemos dizer, que tem centrado o seu debate na questão do financiamento de campanha, no sistema de votação e na representação política.


Veja mais sobre: