Ferramentas DAPP

Estrangeiros reclamam de furtos praticados por jovens na cidade do Rio de Janeiro

há 1 ano por Tatiana Terra Ruediger

Segundo os debates na internet, parece haver uma tendência de preocupação por parte dos estrangeiros com jovens assaltantes furtando turistas. Ao final da primeira semana de jogos olímpicos, verificamos que o maior número de menções negativas em inglês era relacionada ao tema de segurança. Destas, cerca de 19 mil diziam respeito a assaltos na cidade olímpica. Ao analisar os dados coletados, notamos especialmente a viralização de um vídeo que aparece primeiro no dia 7 de agosto, mas que só começa a ser mais compartilhado a partir do dia 8 de agosto, chegando a atingir mais de 9 mil menções no dia, como podemos ver no gráfico a seguir. O vídeo mostra jovens furtando turistas durante o dia na cidade do Rio de Janeiro.

Em uma página falando do assunto, enfatiza-se o fato de que o estereótipo brasileiro das praias foi ofuscado pelos problemas sociais do país. Segundo o autor, a zica não deveria ser a única preocupação brasileira com sua imagem ao redor do mundo: os roubos à luz do dia também ofereceriam um risco para o turismo. O site oferece fotos e vídeos de furtos para ilustrar o problema.

No entanto, ao olharmos para os dados, percebemos que sua distribuição ao redor do mundo ainda se concentra majoritariamente fora do Brasil. Os Estados Unidos é o país com maior número de menções a respeito do assunto, sendo responsável por cerca de 51% das postagens no período. Isso pode indicar que a preocupação maior não seja de turistas que de fato estejam sofrendo com os problemas da cidade. Por enquanto, apenas 64 menções foram encontradas partindo do Brasil. Apesar disso, é importante lembrar que a análise geolocalizada não classifica todos os postagens. Logo, os menções sem informação geográfica não foram contabilizados para a elaboração do mapa abaixo.


Veja mais sobre: , , , ,