Ferramenta da FGV/DAPP é apontada como uma das 50 melhores produções de design no Brasil

Câmara Transparente, uma visualização interativa de dados sobre receitas de campanha dos deputados federais, é destaque em exposição em Brasília

A ferramenta Câmara Transparente, uma visualização interativa de dados que foca em lobby e financiamento de campanha dos deputados federais, foi escolhida como uma das 50 melhores produções de design por curadores da 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico. O projeto é um dos destaques de uma mostra na Caixa Cultural, em Brasília, que ressalta a diversidade da produção brasileira de design — em exibição até 10 de setembro.

Na avaliação da curadoria, a plataforma Câmara Transparente foi definida pelo júri da 12ª Bienal como um “trabalho original, relevante e pertinente”:

“Além do forte senso estético e do eficiente uso de infografia para visualizar a imensa quantidade de informações disponíveis no TSE, este projeto presta um serviço cívico muito importante, ajudando a mostrar uma aplicação prática e didática de uma política de dados abertos”, destacaram os comentários.

A iniciativa tem como objetivo desvelar as influências econômicas feitas sobre os atuais ocupantes da Câmara dos Deputados, destacando as principais empresas doadoras e o tamanho da bancada parlamentar financiada. Os dados utilizados retratam as receitas de campanha dos deputados federais em exercício e as suas designações para comissões temáticas. Neste último caso, a ferramenta busca elucidar relações entre o financiamento eleitoral e a defesa de interesses mais específicos. Por exemplo, verificar se as empresas que compõem o setor econômico “Extração Mineral, Siderurgia, Metalurgia, Produtos de Metal” doaram recursos principalmente para deputados federais que ocupam vagas na Comissão de Minas e Energia.

Ainda foram escolhidos dois outros projetos da FGV/DAPP para compor o catálogo do evento: o site da Diretoria e o Brasileirão na Rede. O novo site passou a exibir com maior destaque as pesquisas aplicadas, análises e ferramentas de visualização de dados desenvolvidas pela equipe, além de um menu com todas as funcionalidades já desenvolvidas pelas diferentes áreas da Diretoria. A plataforma Brasileirão na Rede, por sua vez, monitorou os principais tópicos do futebol brasileiro, aproximando patrocinadores, clubes, torcedores e gestores do esporte.

A concepção dos projetos, metodologia e tratamento de dados são da FGV/DAPP, e a concepção das visualizações e criação são da parceira Café.art.br.