Ferramentas DAPP

FGV-DAPP e Valor ‘desafiam’ leitor a zerar o Orçamento

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV-DAPP) lançou hoje, em parceria com o jornal Valor Econômico, o Simulador Orçamentário, uma ferramenta que mostra de uma maneira gráfica e intuitiva possibilidades de definir as prioridades do Orçamento Federal. O usuário da ferramenta, disponibilizada com exclusividade para os assinantes do Valor, é […]

há 1 ano por Amaro Grassi

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV-DAPP) lançou hoje, em parceria com o jornal Valor Econômico, o Simulador Orçamentário, uma ferramenta que mostra de uma maneira gráfica e intuitiva possibilidades de definir as prioridades do Orçamento Federal. O usuário da ferramenta, disponibilizada com exclusividade para os assinantes do Valor, é convidado a realizar o “seu” ajuste nas contas públicas, apontando as áreas que devem sofrer cortes e as que devem ser preservadas.

foto valor

“O Simulador Orçamentário estimula um exercício cívico, no qual os leitores passam a entender os limites e dilemas do processo decisório. Representa o que seria um orçamento participativo do século 21”, afirma o diretor da DAPP, Marco Aurelio Ruediger.

O objetivo do Simulador é zerar o deficit de R$ 30 bilhões previstos no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2016, colocando ao usuário os mesmos desafios enfrentados pelo Governo Federal na definição do Orçamento do ano que vem. A ferramenta indica o volume de recursos previsto no PLOA e também os mínimos constitucionais, que necessitariam de emendas constitucionais para serem alterados. Ao final, pode-se observar a média dos Orçamentos elaborados pelos usuários, oferecendo um retrato do que os leitores do Valor entendem como as prioridades da sociedade brasileira diante dos desafios do ajuste fiscal.

O lançamento do Simulador Orçamentário faz parte de uma parceria entre a DAPP e o Valor para a promoção da transparência no Orçamento Federal, que foi inaugurada em agosto com o lançamento do Mosaico Orçamentário – ferramenta disponibilizada pelo Valor e Valor PRO. A parceria visa qualificar o debate os gastos públicos, oferecendo a seus usuários a oportunidade de navegar de forma simples e interativa pelo Orçamento e disponibilizando informações para a melhor compreensão das decisões do governo.

O Simulador Orçamentário pode ser acessado por assinantes do jornal Valor Econômico.

Saiba mais


Veja mais sobre: ,