Ferramentas DAPP

FGV/DAPP é destaque em evento de Big Data

Pesquisas e ferramentas da DAPP foram apresentadas como exemplos de inovação em análise de políticas públicas

há 1 ano

bigboulderconf-og-image

A FGV/DAPP foi reconhecida pelo seu trabalho inovador no uso de dados durante o Big Boulder Conference 2016, no último dia 23 de junho, na cidade de Boulder, no Colorado (EUA). A Diretoria foi destaque como um exemplo bem-sucedido de transformação de dados governamentais “duros” em informações acessíveis e transparentes ao grande público. O evento, organizado pelo Big Boulder Initiative, associação de empresas e instituições que atuam na área de dados sociais, também contou com palestras de representantes do Google, do Periscope e do Uber.

Durante a apresentação da FGV/DAPP, o público da conferência conheceu ferramentas e pesquisas da diretoria, como o Globo Migratório e o Humor na Rede. Um dos exemplos apresentados foi a análise da repercussão nas redes sociais das eleições presidenciais de 2014, na qual a visualização de dados permitiu enxergar quais setores do público divergiam sobre os candidatos e quais tinham visões semelhantes, como as pessoas mudaram de opinião durante o processo eleitoral e quais foram os influenciadores do debate.

“Não é uma visão do todo, mas é um recorte da sociedade que nos diz muita coisa sobre tendências mais gerais”, explicou Pedro Lenhard, pesquisador que representou a FGV/DAPP no Big Boulder Conference.

Para o chefe de Marketing de Dados do Twitter, Randy Almond, é louvável o esforço de abrir tópicos tradicionais de políticas públicas a audiências não tradicionais, por meio de infográficos e ferramentas interativas de visualização.

Think thanks tendem a ser muito acadêmicos, mas a FGV/DAPP direciona esses dados diretamente ao público. Não é simplesmente uma reembalagem de forma visual, é uma nova experiência no uso de dados sociais. É pegar algo complexo e torná-lo algo em que se pode imergir”, elogiou Almond.

Assista abaixo a apresentação da FGV/DAPP (em inglês):


Veja mais sobre: , , , , ,