Ferramentas DAPP

FGV/DAPP lança Comitê de Segurança Pública com Cidadania

Grupo formado por membros da academia, gestores públicos e operadores estratégicos vai debater melhorias nas políticas públicas em segurança

há 6 meses

A FGV/DAPP inaugurou nesta terça-feira, 26 de julho, o Comitê de Segurança Pública com Cidadania, grupo formado por membros da academia, gestores públicos e operadores estratégicos para propor o aperfeiçoamento das políticas públicas na área de segurança. O objetivo do Comitê é criar um espaço de debate e avaliação da conjuntura no país e disseminar práticas sustentáveis e inovadoras para gestão pública da segurança, como o uso de novas tecnologias, big data e monitoramento de redes.

O Comitê terá encontros periódicos, coordenados pelo diretor da FGV/DAPP, Marco Aurelio Ruediger, nos quais serão discutidas abordagens transversais em segurança, encorajando a combinação de políticas preventivas e dissuasórias, ação policial de alto nível técnico e respeito ao cidadão. A reunião inaugural contou com a presença do presidente da FGV, prof. Carlos Ivan Simonsen Leal.

Para Marco Aurelio Ruediger, o Comitê se diferencia de outras iniciativas por sua abordagem que privilegia a visão sistêmica do problema. “O debate sobre a Segurança Pública precisa voltar a ser uma prioridade na agenda pública. Nesse sentido, pretendemos aliar expertise dos operadores e gestores com abordagens que envolvem o uso de tecnologia para qualificar as políticas públicas”, defendeu.

Além do diretor da FGV/DAPP, o Comitê é formado por Tarso Genro (ex-Ministro da Justiça); Marcio Colmerauer (ex-Subsecretário de Estado de Segurança do Rio de Janeiro); Zeca Borges (coordenador do Disque-Denúncia do Rio, Pernambuco e Marabá); Allan Turnowski (ex-chefe da Polícia Civil do Rio); Rodrigo Oliveira (delegado da Polícia Civil do Rio); Alberto Pinheiro Neto (ex-Comandante Geral do Polícia Militar do Rio); Ricardo Balestreri (ex-Secretário Nacional de Segurança Pública); Marco André Chut (desembargador do TJ-RJ); Luiz Fernando Corrêa (coordenador de Segurança para as Olimpíadas); Ricardo Rotenberg (ex-secretário Executivo do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI); Roberta Novis e Isabel Couto (pesquisadoras da FGV/DAPP).


Veja mais sobre: , , , , ,