Ferramentas DAPP

FGV/DAPP lança ferramenta de monitoramento do debate olímpico na internet

Rio Experience permite acompanhar menções nas redes sociais a atletas, modalidades e infraestrutura da cidade

há 8 meses

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas (FGV/DAPP) lança nesta terça-feira, 9 de agosto, a ferramenta Rio Experience, uma plataforma interativa que monitora em tempo real o debate na internet sobre os Jogos Olímpicos 2016. O novo recurso, que será atualizado diariamente até o fim do evento, possibilita acompanhar o que as pessoas estão dizendo nas redes sociais sobre atletas, modalidades e infraestrutura da cidade, com objetivo de identificar tendências de percepção social a partir da ótica dos fãs de esporte, turistas e moradores.

O Rio Experience pode auxiliar gestores públicos e organizadores a aperfeiçoar políticas que interfiram no evento. A ferramenta monitora a imagem da cidade nas redes sociais e as menções a temas como Mobilidade, Segurança, Entretenimento, Hospedagem e Serviços. O usuário também pode se informar sobre quais atletas e competições repercutem mais nas redes sociais.

A ferramenta é uma parceria da FGV/DAPP com o Brandwatch, empresa de monitoramento de redes sociais, visando identificar como o Brasil e o mundo assistem e se engajam com os Jogos Olímpicos. De acordo com o diretor da FGV/DAPP, Marco Aurelio Ruediger, as redes sociais hoje são um dos principais termômetros para detectar tendências sociais de forma rápida.

“Nós desenvolvemos um dicionário complexo, capaz de identificar palavras relacionadas aos Jogos Olímpicos e a conexão entre elas, a fim de identificar elogios, críticas, piadas, ironias e outros sentimentos abstratos sobre questões relacionadas com a cidade. A ferramenta destaca tendências sociais por meio do Termômetro de Temas, que serão aplicadas no trabalho que já desenvolvemos, agregando valor às nossas atividades com foco na análise do desenvolvimento político e social no Brasil”, destacou Ruediger.

O Rio Experience é capaz de registar milhares de menções por dia em português e inglês para identificar e agregar debates em torno dos Jogos Olímpicos, dentro do contexto da cidade do Rio de Janeiro. Os dados são compilados por uma metodologia de caracterização textual, levando-se em consideração variações socioculturais e o grande conjunto de palavras e expressões utilizadas para discutir qualquer assunto, não restringindo a pesquisa a palavras-chave isoladas. O projeto foi realizado pela equipe multidisciplinar da FGV/DAPP, composta por linguistas, técnicos da informação, sociólogos, antropólogos e designers.

Conheça mais da ferramenta no vídeo abaixo:


Veja mais sobre: , , ,