Ferramentas DAPP

FGV/DAPP participa da Conferência Anual da Associação Americana de Ciência Política

Pesquisadora Natalia Maciel apresentará trabalho sobre voto pessoal e representação proporcional

há 1 ano

APSA

Entre os dias 1º e 4 de setembro, a FGV/DAPP estará presente na conferência anual da Associação Americana de Ciência Política (APSA, na sigla em inglês), na cidade da Filadélfia, Estados Unidos. A pesquisadora da DAPP Natalia Maciel vai apresentar o trabalho “Personal Vote and Proportional Representation in Unequal Societies”, sobre as dinâmicas de conexão eleitoral e as atividades parlamentares resultantes em sistemas de representação proporcional de lista aberta.

Para a cientista política, apesar da lista aberta incentivar o voto no candidato e aumentar a disposição para trocas clientelistas, a proporcionalidade do voto permite que a conexão entre representantes e representados seja mais diversa, dependendo das características socioeconômicas e demográficas das bases eleitorais. A pesquisadora comprova, analisando o caso brasileiro, que em um país desigual o sistema proporcional cria diferentes incentivos para conexão eleitoral e a produção legislativa: deputados com bases em cidades grandes e mais desenvolvidas tem maior probabilidade de apresentar propostas de leis de cunho programático e universalista enquanto deputados mais votados em cidades menores e menos desenvolvidas apresentam projetos localistas com mais frequência.

A partir do eixo central “Grandes transformações: A Ciência Política e as grandes questões do nosso tempo”, a APSA pretende debater em 2016 mudanças na ordem global fruto, ao mesmo tempo, de mudanças repentinas e transformações cumulativas, incrementais, como o Brexit, a popularidade de candidatos à eleição americana Donald Trump e Bernie Sanders e ataques terroristas na Flórida e na Turquia. O evento vai reunir pesquisadores de todo o mundo em painéis e grupos de trabalho para debater temas como representação política, economia e democracia. Veja a programação completa da Conferência.


Veja mais sobre: , , , ,