FGV/DAPP participa de evento sobre transparência de dados do governo brasileiro

Encontro discutiu as iniciativas mais atuais relacionadas à transparência de dados de governos locais, regionais e nacionais

Participantes do I Encontro Brasileiro de Governo Aberto

A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV/DAPP) participou do I Encontro Brasileiro de Governo Aberto, realizado em São Paulo no dia 29 de novembro para debater propostas, estudos e ações locais, regionais e nacionais relacionadas com governo aberto. Promovido pelo Ministério da Transparência e pela Controladoria-Geral da União (CGU), o evento discutiu ainda as ações do Brasil junto à Open Government Partnership (OGP), uma iniciativa internacional que pretende difundir e incentivar práticas governamentais relacionadas à transparência dos governos, ao acesso à informação pública e à participação social, à prestação de contas e ao uso de tecnologia e inovação.

A Diretoria foi representada pelas pesquisadoras Andressa Falconiery e Bárbara Barbosa, que participaram das discussões sobre as iniciativas mais atuais de governo aberto nas áreas de educação, meio ambiente, imigração, mídias sociais, entre outras. O pesquisador Amaro Grassi também participou, a convite da organização, de oficinas de cocriação da OGP, realizadas em julho, em Brasília, na sede da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

O encontro foi realizado em parceria com o Artigo 19, Imaflora, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, Open Knowledge Brasil (OKBr), Laboratório de Desenvolvimento e Participação da Universidade de São Paulo (Colab/USP) e Prefeitura de São Paulo.

A OKBr é parceira da FGV/DAPP na construção do Índice de Dados Abertos (Open Data Index) no Brasil. Esse índice é uma iniciativa da sociedade civil que busca realizar o mapeamento do estado dos dados abertos em diversos países (e cidades) ao redor do mundo.

Veja mais sobre: , ,