Ferramentas DAPP

A importância das redes sociais na qualificação das políticas públicas

Em entrevista à Veja, o diretor da FGV/DAPP Marco Aurelio Ruediger defende que a sociedade em rede muda a relação do cidadão com a política e exige uma nova postura dos governantes

há 7 meses

“A sociedade conectada aprendeu a brigar por mudanças”. Essa é a ideia central defendida por Marco Aurelio Ruediger, diretor da FGV/DAPP, em entrevista concedida à revista Veja de 13 de julho. Para o sociólogo, com a informação correndo em tempo real, não é mais possível que políticos brasileiros esperem os ciclos eleitorais de quatro anos para ouvir o eleitorado sobre temas relativos às políticas públicas. E destaca: de acordo com as manifestações na rede, a gestão Temer precisa se tornar rapidamente confiável para obter legitimidade, e isso exige abertura ao diálogo.

Ruediger sinaliza que as redes são hoje um importante termômetro para a condução das políticas, ainda que não possam ser usadas como única base para definir ações do Legislativo e do Judiciário. “A sociedade civil alcançou a condição de protagonista neste século. Com a informação circulando em tempo real, não dá mais para esperar o ciclo de quatro anos que separa uma eleição de outra para ouvir o eleitor”, diz um trecho da matéria.

O sociólogo cita como exemplo o monitoramento da divisão nas redes sociais entre segmentos partidários e opositores do PT. Enquanto os polos extremos vêm perdendo força, um novo grupo, descrente nos políticos em geral, independente de espectro ideológico. As redes também apontam um desânimo entre os mais jovens, que cresceram em tempo de bonança, em relação ao futuro do país.

Em relação ao governo Temer, Ruediger aponta que a percepção das redes sociais mostra que o grupo que ocupa o Planalto ainda precisa conquistar a confiança da população em curto prazo. Isso passa tanto pelo combate à corrupção quanto pelo entendimento dos novos processos sociais.

Leia a entrevista completa abaixo ou acesse a edição digital da Veja.


Veja mais sobre: , , ,