Ferramentas DAPP

Julgamento de Lula reforça polarização política e evidencia presença de robôs, aponta análise da FGV/DAPP

Sessão no TRF-4 movimentou 1,2 milhão de menções em 24 horas; FGV/DAPP identificou robôs nos campos contra (5,5%) e pró (5,1%) o ex-presidente

há 3 meses

O julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre (RS), foi o evento político com maior repercussão nas redes sociais desde a abertura do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em abril de 2016. Somente na quarta-feira (24), houve 1,21 milhão de menções no Twitter sobre o julgamento apenas no Brasil. Para efeitos de comparação, a greve geral de 28 de abril de 2017 mobilizou 1,1 milhão de menções no Twitter no dia em que ocorreu, segundo dados do Monitor de Temas da FGV/DAPP. Já a abertura do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff, em abril de 2016, mobilizou 1,5 milhão de menções também em 24 horas.

>> Confira a íntegra do estudo e faça o download em PDF

O levantamento mostra ainda que o debate movimentou cerca de 35 mil interações motivadas por contas automatizadas, os chamados robôs, respondendo por cerca de 5,5% das interações no campo de oposição e 5,1% de interações no grupo de apoio a Lula. A presença detectada de robôs aponta para uma forte utilização dos mesmos durante as eleições com potencial para controvérsias e questionamentos, a exemplo do ocorrido em outros países.

No exterior, houve 254 mil menções no Twitter ao julgamento de Lula, com postagens identificadas em dezenas de países dos cinco continentes. Nesse debate, o predomínio é de menções em espanhol, em países da América Latina, com destaque para Argentina (país do exterior com maior volume de referências ao julgamento), 58,2 mil postagens; Estados Unidos (47,3 mil); e Venezuela (14,5 mil).

O elemento de destaque no debate político foi o crescimento de atores ligados ao campo da esquerda, como Ciro Gomes, Fernando Haddad, Guilherme Boulos e Manuela Dávila. Essa tendência indica a intensificação do debate sobre que atores poderiam vir a capitalizar a eventual saída de Lula da corrida eleitoral. Já o debate econômico nas redes se manifestou como o maior pico de menções à bolsa de valores brasileira desde o primeiro semestre do ano passado. O evento mobilizou 12.304 menções ao otimismo dos mercados financeiros com o julgamento.


Veja mais sobre: , ,