Ferramentas DAPP

Livro analisa relações emergentes entre big data e metodologias qualitativas

As tecnologias digitais tornaram-se uma importante infraestrutura para as nossas vidas nas mais diversas dimensões – cultural, social, politicas e econômicas. As formas de mediação digital têm alterado meios tradicionais e convencionais de organização de tempo e espaço. No entanto, contextualizar e situar narrativas e práticas de produção e análise de dados de rede – […]

há 3 anos

As tecnologias digitais tornaram-se uma importante infraestrutura para as nossas vidas nas mais diversas dimensões – cultural, social, politicas e econômicas. As formas de mediação digital têm alterado meios tradicionais e convencionais de organização de tempo e espaço. No entanto, contextualizar e situar narrativas e práticas de produção e análise de dados de rede – gerados em grande volume e a uma grande velocidade – têm sido grandes desafios para pesquisadores de todo o mundo.

Lançado no fim de 2014, o livro Big data: Qualitative approaches to digital research(Emerald Books, 2014) oferece uma visão crítica sobre análises qualitativas de novos tipos de dados, plataformas e meios de comunicação, suas implicações para o futuro e como melhorar ativamente a pesquisa em relação a estes. Com autores especialistas das áreas de sociologia, ciência politica, cultura, comunicação, metodologia e administração, os organizadores do livro, Martin Hand e Sam Hillyard, denominam de pesquisa social digital todas as perspectivas qualitativas de diversas disciplinas, conceitos e orientações metodológicas e empíricas que atestem a integração e a diversificação das tecnologias digitais e de dados na vida social de hoje.

livro_2

Existem muitas formas de análise de dados de big data que são, em grande parte, baseadas em técnicas estatísticas. O uso de análise qualitativa para esses dados gerados em ambientes digitais é um desafio e também uma oportunidade para trajetórias de pesquisas sociais tanto em termos de big data como além: Quais são as relações emergentes entre metodologias estabelecidas e novas técnicas digitais? O que o uso de dados digitais pode nos dizer sobre a sociedade? Como os pesquisadores podem contextualizar e situar os dados metodologicamente?

O livro é, nesse sentido, uma importante contribuição para a exploração das oportunidades do cenário digital para as ciências sociais e a compreensão dos desafios epistemológicos da análise de dados de mídia social. As abordagens qualitativas são extremamente significativas para a compreensão de dados digitais na sociedade e também para evitar o reducionismo de dados.

Big Data? Qualitative Approaches to Digital Research
Martin Hand & Sam Hillyard
Emerald Books, 2014
Disponível na Amazon


Veja mais sobre: , ,