AGORA A FGV DAPP TAMBÉM ENSINA O QUE FAZ

MBA em Estratégias de Comunicação Aplicada

Domine as redes sociais para gestão da comunicação digital

As redes sociais estão levando o mercado de comunicação à maior transformação da sua história

Conhecimentos e metodologias de sucesso se tornaram obsoletos em poucos anos, e tanto as companhias quanto os profissionais precisam revisar os seus posicionamentos, desenvolver novas habilidades e se preparar para esse mercado em constante mudança

No decorrer do curso,
você irá adquirir

Referência mundial em pesquisas aplicadas em redes sociais, a Diretoria de Análise de Políticas Públicas (FGV DAPP) coordena este curso de MBA que vai atualizar profissionais com as mais recentes tendências de comunicação e captação, análise e visualização de dados.

DIREÇÃO

COORDENAÇÃO EXECUTIVA

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

PROFESSORES

PROGRAMA

Comunicação Digital: Teoria e Prática

Com Eurico Matos

Comunicação de massa na sociedade em rede. Cibercultura, convergência para ambientes digitais, abordagens de comunicação política e institucional na internet. Práticas virtuais de comunicação, cultura e linguagem.

Sociologia da Comunicação

Com Tatiana Dourado

Comunicação como fundamento da sociabilidade. Público, massas e elites. Comunicação de massa. Comunicação e ideologia. Construção social da realidade. Teorias da formação da opinião pública. Sociedade em rede. Mediatização.

Metodologias de Pesquisa em Comunicação

Com Lucas Calil

Indução e dedução. Objetivismo e subjetivismo. Etnografia. Análise de conteúdo. Entrevistas. Grupos focais. Pesquisa bibliográfica. Observação participante e pesquisa-ação. Análise audiovisual.

Pesquisa e Análise em Redes Sociais

Com Dalby Dienstbach

Conceito de rede social. Laços fortes e laços fracos. Comunidades e interação virtual. Individualismo, cooperação e redes sociais. Principais modelos de análise de redes sociais. Algoritmos, plataformas e aplicativos.

Ciência de dados

Com Crysttian Paixão

Conceitos relativos a dados. Revisão de probabilidade. Dados experimentais e observacionais. Pré-processamento de dados. Classificação de dados a partir de algoritmos de árvores de decisão. Algoritmos baseados em instâncias. Clusterização por partição hierárquica. Softwares e ferramentas de MD.

Business Intelligence

Com Rizzo Miranda

Integração dos processos empresariais aos modelos de monitoramento e acompanhamento. Elaboração e implantação de indicadores e painéis de controle. Ferramentas de business intelligence e Big Data. Integração dos níveis tático e operacional à estratégia empresarial. Planejamento estratégico e metodologias de gestão estratégica.

Análise de dados

Com Lucas Roberto

Revisão de probabilidade. Estatística básica. Estatística descritiva. Estimadores e modelo estatístico. Testes de hipótese. Estimação de intervalos. Análise de variância. Fundamentos do modelo de regressão linear. Método dos mínimos quadrados e hipóteses sobre o modelo linear.

Design e Visualização de Dados

Com Júlia Giannella

Dados, sociedade e DataViz: coleta, limpeza e análise de dados. Literacia visual, design de informação, e taxonomia de gráficos e DataViz. UX, storytelling e dashboards.

Internet e Práticas de Consumo

Globalização, internet e consumo. Web 2.0 e emergência das mídias digitais. Plataformas de colaboração. Pirataria e modificações estruturais. Tendências em publicidade, trabalho e negócios digitais. Big data. Novos modelos de negócio. Reestruturações publicitárias e relações de trabalho. Comunicação centrada no usuário. Gigantes tecnológicas e cenário econômico global.

Tópicos Avançados em Redes Sociais

Com Pedro Abramovay

Estruturas de organização e comunicação em redes sociais. Interlocução entre práticas culturais, pontos de vista e relações de poder para a produção, disseminação e recepção de informações no ambiente digital. Desinformação e ameaças à democracia: regulação, identificação e proteção. Fundamentos de linguística aplicada para a pesquisa em redes sociais e análise de Big Data. Procedimentos e métodos de pesquisa em plataformas digitais.

Comunicação Institucional

Com Bob Costa

Comunicação nas organizações. Política de comunicação integrada em organizações públicas e privadas. Técnicas de comunicação interna e dirigida nas mídias impressa e eletrônica. Instrumentos de assessoria de comunicação. Gestão estratégica da informação.

Storytelling

Com Carol Pires

Narrativas, historiografia e produção da história. Mitos, lendas, referências culturais e folclore. Papel simbólico de arquétipos e construções estabelecidas. Universalidade da narrativa, atores e papéis fundamentais dos gêneros narrativos. Sujeitos, engajamentos, motivações e objetos. Estruturas narrativas: conceitos, abordagens teóricas e articulação prática. Técnicas de storytelling e roteiro. Concepção de peças publicitárias e de comunicação institucional. Sistemas de valor social e identidade narrativa.

Economia Política das Plataformas Digitais

Com Ana Guedes

Evolução da globalização. Negócios, produção e investimento na economia global. Governando o sistema global: digitalização e democracia. Mudanças globais de poder: da lógica tradicional à manufatura para serviços. Contestando a globalização. Conflito e instabilidade: primaveras, guerras híbridas e revoluções coloridas. Respondendo a forças disruptivas: autorregulação versus regulação. Respostas corporativas para um ambiente global em mudança.

Tópicos em Economia para Comunicação

Com Beatriz Meirelles

Conceitos básicos de Economia. Noções de Microeconomia. Economia aplicável ao mercado de mídia. Métodos econométricos e de inferência causal. Economia da internet. Mercado da mídia. Accountability. Papel do jornalista. Economia política. Papel da mídia.

Antropologia do Consumo

Com Lara Stahlberg

Mito, ritual e ideologia. Etnocentrismo. Cultura como sistema de significação. Meios, mediações e comunicação de massa. Consumo, publicidade e Antropologia na contemporaneidade. Pensamento antropológico no pós-guerra.

Economia e Indústria criativa

Com Vinícius Wu

Indústria criativa: definição e conceitos. Modelos de negócio e indústria criativa. Economia colaborativa. Políticas públicas e indústria cultural.

Empreendorismo Digital

Com Felipe Seligman

Marketing digital. Gestão de pessoas. Empreendedorismo e inovação. Modelos de negócio digitais contemporâneos. Consumo no ambiente digital. Empreendedorismo digital e planejamento de negócios. Elaboração de projetos.

Casos de estratégia digital

Com Cecília Olliveira

Comunicação aplicada a organizações complexas. Agenda setting e desenho de pesquisa com bases públicas. Estratégias digitais de think tanks. Pesquisa aplicada. Comunicação aplicada a startups. Novas organizações de mídia. Produção de conteúdo audiovisual.