Ferramentas DAPP

Neymar foi o atleta brasileiro mais comentado nas redes sociais durante os Jogos Olímpicos

Camisa 10 da seleção brasileira recebeu mais de 1 milhão de menções, de acordo com a ferramenta Rio Experience, da FGV/DAPP

há 6 meses

O pênalti que trouxe a medalha de ouro inédita para a seleção brasileira de futebol também colocou Neymar no alto de um outro pódio. De acordo com o Rio Experiece, ferramenta da FGV/DAPP que monitorou em tempo real o debate sobre a Rio 2016 nas redes sociais, o atacante também foi o atleta brasileiro mais comentado, com 1,37 milhão de menções durante os jogos. Apenas no dia 20 de agosto, data da final contra a Alemanha no Maracanã, houve um pico de mais de 550 mil citações.

A partida valendo a medalha de ouro também teve forte repercussão na web. De acordo com um levantamento da FGV/DAPP com o Twitter e o Globoesporte.com, houve um alto volume de menções às duas seleções antes do jogo, especialmente na Europa e na América do Sul, com ligeira vantagem para o Brasil após a bola começar a rolar. O mapa das reações globais e os tweets mais comentados foram publicados Globoesporte.com.

Depois de Neymar, aparecem na lista a jogadora Marta, com 497 mil menções, e a judoca Rafaela Silva, com 200 mil. Em quarto lugar ficou o também jogador da seleção Gabriel Jesus, com 159 mil citações, seguido de Bernardinho, o técnico mais bem posicionado no ranking, com 147 mil.

Confira a distribuição de menções dos atletas mais falados nas redes sociais durante os Jogos Olímpicos:

Rio Experience

A ferramenta Rio Experience foi criada pela FGV/DAPP com o objetivo de acompanhar tendências de percepção social dos Jogos a partir do que foi dito nas redes sociais. Além de identificas quais atletas e modalidades mais populares entre os fãs de esporte, o Rio Experience monitorou a imagem da cidade-sede nas redes sociais e as menções a temas como Mobilidade, Segurança, Entretenimento, Hospedagem e Serviços.

A ferramenta foi desenvolvida em parceria com o Brandwatch, empresa de monitoramento de redes sociais, visando identificar como o Brasil e o mundo assistiram e se engajaram com a Rio 2016. O Rio Experience registou milhares de menções por dia em português e inglês para identificar e agregar debates em torno dos Jogos Olímpicos, dentro do contexto da cidade do Rio de Janeiro.

Os dados foram compilados por uma metodologia de caracterização textual, levando-se em consideração variações socioculturais e o grande conjunto de palavras e expressões utilizadas para discutir qualquer assunto, não restringindo a pesquisa a palavras-chave isoladas. O projeto foi realizado pela equipe multidisciplinar da FGV/DAPP, composta por linguistas, técnicos da informação, sociólogos, antropólogos e designers.


Veja mais sobre: , , ,