Novo decreto que regulamenta Lei do Estrangeiro incorpora contribuições da FGV/DAPP

Decreto Nº 8.757 facilita sobretudo a vinda de estrangeiro com “capacidades profissionais estratégicas”, como cientistas, professores e técnicos, o que representa um avanço do ponto de vista da imigração como vetor de desenvolvimento socioeconômico e tecnológico

há 10 meses por Wagner Oliveira, Bárbara Barbosa, Janaina de Mendonça Fernandes

Passaporte

As conclusões de um estudo desenvolvido pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV/DAPP) para o Ministério do Trabalho (MTr) foram incorporadas às disposições do Decreto Nº 8.757, assinado no dia 10 de maio de 2016 pela Presidência da República. O texto altera o decreto anterior que regulamentava a Lei Nº 6.815/1980, conhecida como o Estatuto do Estrangeiro, marco legal criado durante a ditadura militar com foco na segurança nacional, bastante restritivo à imigração. O Conselho Nacional de Imigração (CNIg), órgão colegiado vinculado ao Ministério do Trabalho, vem suprindo as carências e anacronismo do Estatuto do Estrangeiro por meio das Resoluções Normativas (RNs).

A seguir as principais mudanças introduzidas pelo decreto:

O Decreto publicado no Diário Oficial da União no dia 11 de maio de 2016 cria condições bem mais favoráveis à entrada de estrangeiros no país, simplificando alguns processos como os critérios de admissão/entrada relacionados ao visto temporário para cientistas; de prorrogação do visto temporário; e de transformação de visto, com destaque para a conversão do visto de estudante em visto de trabalho e de turista em visto de estudante.

Foi incluída no Decreto a admissibilidade de concessão de visto temporário ao estrangeiro que pretenda vir ao Brasil “na condição de beneficiário de bolsa vinculada a projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação concedida por órgão ou agência de fomento”, e a concessão de visto aos familiares e dependentes legais maiores de 16 anos, de estrangeiro que tenha seu visto aprovado por motivo de contrato de trabalho.

Outra simplificação importante foi a redução da documentação necessária para autorização de trabalho para nova entidade empregadora, diferente da qual foi originalmente contratado, sendo necessário apenas o novo contrato de trabalho firmado, bem como a recomendação expressa pelo uso do meio eletrônico para envio de documentos.

Ressalta-se, ainda, a prorrogação da validade do protocolo do documento de identidade fornecido pela Polícia Federal de 60 para 180 dias. Na prática, essa mudança implica a desobrigação do Registro Nacional do Estrangeiro (RNE) para estadias de até 180 dias, o que flexibiliza e torna menos burocrático o processo para imigrantes temporários.

O Decreto veio em boa hora, pois a nova Lei de Migração ainda está em tramitação no Congresso Nacional sob a forma de projeto de lei, o PL Nº 2.516/2015, que redireciona o foco da segurança nacional para a perspectiva dos direitos humanos. O projeto confere aos estrangeiros residentes no país “condições de igualdade” com os brasileiros, como direito de circulação pelo território nacional, acesso aos serviços públicos, programas e benefícios sociais.

Observa-se que o Decreto facilita sobretudo a vinda de estrangeiro com “capacidades profissionais estratégicas para o País”, como cientistas, professores e técnicos, o que representa um importante avanço do ponto de vista da imigração como vetor de desenvolvimento socioeconômico e tecnológico. Ressalte-se, no entanto, a dependência dessas regras à imigração laboral sob demanda, uma vez que o decreto em questão regulamenta a Lei de 1980, caraterizada por ser extremamente restritiva, e que condiciona o visto a contrato de trabalho, ou a prestação de serviços para o Governo brasileiro.

Por uma política estratégica de imigração

O objetivo do trabalho realizado pela FGV/DAPP para o MTr foi propor alternativas para a implementação de soluções que modernizem a estrutura de governança da política de imigração, contribuindo para a promoção do desenvolvimento socioeconômico do Brasil. O estudo identificou a necessidade de políticas públicas voltadas à atração e retenção de profissionais qualificados, com o propósito de incrementar as indústrias estratégicas e o avanço na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), reconhecendo a imigração como vetor do desenvolvimento de capital humano.  A maior parte dos países desenvolvidos possui políticas específicas para atrair e reter profissionais qualificados do mercado internacional, o que dá origem a uma disputa global por talentos.

O projeto da FGV/DAPP intitulado “Análise e Avaliação do Desenvolvimento Institucional da Política de Imigração no Brasil para o Século XXI” foi coordenado pelo Prof. Marco Aurelio Ruediger e teve por objetivo sugerir melhorias institucionais, algumas já em vias de implantação. Acesse aqui o documento do Caderno de Referência .

Veja mais sobre: , ,