25 jul

Levantamento inédito comprova ação de robôs na pré-campanha

Ação correspondeu a 22,1% dos tuítes de perfis ligados ao campo do PT, 21,9% ao de Bolsonaro e 16,1% ao da centro-direita

Atualizado em 26 de julho, 2018 às 5:36 pm

Levantamento inédito da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) com 5.415.492 tuítes coletados entre 22 de junho e 23 de julho sobre o debate político comprova a ação de robôs na pré-campanha presidencial.

No período, as interações motivadas pela ação de perfis automatizados, de acordo com a metodologia da FGV DAPP, corresponderam a: 22,17% dos tuítes de perfis ligados ao campo da esquerda e que compõem tradicionalmente a base do ex-presidente Lula; 21,96% ligados ao campo conservador e alinhados ao deputado Jair Bolsonaro; 16,18% ligados ao campo de centro (não alinhados a nenhum dos “polos” tradicionais); e 3,99% ligados ao grupo de centro-esquerda (sem predomínio de nenhum ator político em particular).

Mapa de interações a partir do debate sobre presidenciáveis
5.415.496 tuítes | 22 de junho a 23 de julho

Interações influenciadas por robôs em cada campo

Interações influenciadas por robôs na rede

Os dados foram apresentados no lançamento, nesta quarta-feira (dia 25), da Sala de Democracia Digital – #observa2018, que fará um acompanhamento diário do debate público na rede e das tentativas de interferências no processo democrático.

— Com esse cenário, as redes vão ter um papel muito importante de hiperdimensionamento diferente do que vimos historicamente. Vemos nesta análise extremos bastante operantes no que se refere ao uso de robôs. Não sabemos como isso vai se traduzir no processo eleitoral, mas estamos preparados para fazer alinhamentos entre o debate político nas redes e as propostas dos candidatos da forma mais republicana possível — afirmou Marco Aurelio Ruediger, diretor da FGV DAPP.