Rio de Janeiro é a segunda capital com a maior proporção de mães que se declaram solteiras no momento do parto

Um estudo realizado pela FGV/DAPP a partir de dados do Sistema Único de Saúde (SUS) apontam que 61,6% dos nascidos vivos no Rio de Janeiro entre 2013 e 2014 são filhos de mães que se declararam solteiras no momento do parto, um percentual bem acima dos 42,9% da média de todas as capitais brasileiras. Tal declaração não significa necessariamente que estas mães não possuam apoio de um companheiro, podendo também refletir uma opção individual das mulheres ou não haver uma paternidade assumida, possibilidades que serão investigadas em uma segunda fase de estudo. Os dados foram destaque na coluna do Ancelmo Gois neste domingo, 11 de setembro.

A pesquisa aponta que o percentual de mães que se declaram solteiras no momento do parto no Rio vem se mantendo estável na última década, girando sempre em torno da casa dos 60%. Em todo o país, há uma leve redução do número a partir de 2010.

Foram analisadas ainda a faixa etária e a escolaridade das mães. Nascidos vivos por mães com menos de 20 anos de idade foram 16,29% no Rio, enquanto os nascidos por mães com menos de 8 anos de estudo foram 19,16%.

Em relação a faixa etária o intervalo de idade entre a maioria das mães cariocas ficou entre 20 e 24 anos, mas desde 2011, observa-se uma queda do número de mães com idade neste intervalo e um aumento de mães com idade entre 30 e 34 anos.

Outro ponto relevante é o percentual de cesarianas acima da meta da Organização Mundial de Saúde (OMS) em todas as capitais do país. Além disso, em oito capitais, menos da metade das mães realiza pelo menos sete consultas pré-natal durante o período de gestação.

A partir desses resultados, o estudo sugere que o Estado invista em políticas públicas de apoio para manutenção da mãe no mercado de trabalho, dado que a maioria se encontra em idade produtiva, em políticas educacionais e de planejamento familiar para evitar a gravidez na adolescência, além de reforço e melhoria das políticas de apoio às mães gestantes.

Leia mais resultados da pesquisa abaixo:

Veja mais sobre: , , , , ,