Sala de Democracia é citada como boa prática pelo Democracy Reporting International

Artigo "Social Media Monitoring During Elections: Cases and Best Practice to Inform Electoral Observation Missions" destaca a influência da interferência online nas eleições no mundo todo

há 2 meses

Nas últimas eleições presidenciais do Brasil, no ano passado, a FGV DAPP desenvolveu um projeto Sala de Democracia Digital – #observa2018, que analisou diariamente o debate público nas redes acerca dos principais temas envolvidos na política. A Sala contribuiu para a sociedade e para o poder público de forma a alertar de riscos das contas automatizadas aliadas a disseminação de conteúdos falsos.

Nesse contexto, o artigo “Social Media Monitoring During Elections: Cases and Best Practice to Inform Electoral Observation Missions” do Democracy Reporting International colocou o projeto como uma das boas práticas de observação de eleições.

>> Veja o artigo na íntegra

Os esforços de regulamentação e monitoramento ficaram para trás em relação aos desafios de como a opinião pública pode ser manipulada online e seu impacto nas eleições. O fenômeno da interferência eleitoral online é global, afeta democracias estabelecidas, países em transição e lugares onde a liberdade de expressão e o acesso à informação são rigidamente controlados, como mostra o artigo.