Sobre a Ferramenta

O DataCrime possibilita uma visão nacional e regional de problemáticas de segurança pública, interligando interpretações sobre a ocorrência de crimes, óbitos, efetivo de agentes de segurança e estrutura penitenciária. Os dados apresentados foram retirados de três fontes importantes: o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o DEPEN/INFOPEN e o Sistema de Informação sobre Mortalidade do Sistema Único de Saúde (SIM/DATASUS).

A Fonte dos dados dos registros de crimes é o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, enquanto o registro de óbitos é obtido através do DATASUS. Além disso, o efetivo dos trabalhadores de segurança é do Anuário Brasileiro de Segurança Pública - exceto pelos dados dos trabalhadores do sistema penitenciário que foram obtidos no INFOPEN. Os demais dados do sistema carcerário foram retirados do relatório do DEPEN/INFOPEN de junho de 2014. Os dados serão atualizados anualmente conforme publicação, dos relatórios já mencionados. E privilegiaremos, preferencialmente, a adoção dos dados mais recentes disponibilizados.

A ponderação por cem mil habitantes foi feita com dados disponibilizados pela projeção anual da população do IBGE (de acordo com o ano dos dados analisados).

O DataCrime é uma ferramenta aberta que pretende auxiliar alunos, professores, gestores e jornalistas interessados no tema. A FGV/DAPP irá regularmente escrever posts e microanálises com uso das bases de dados.