No decorrer do curso, você irá adquirir:

  • Conteúdo sobre a evolução do consumo de informação dos brasileiros e os desafios da indústria de comunicação tradicional;
  • Conhecimento sobre as melhores práticas de monitoramento das redes sociais e de uso do Big Data aplicadas à gestão da comunicação em ambientes digitais;
  • Capacidade de análise de riscos de reputação e prevenção de crises;
  • Ampla visão sobre as estratégias de comunicação de companhias públicas e privadas, brasileiras e estrangeiras;
  • Expertise para gerir a comunicação digital integrada com o posicionamento institucional de companhias e personalidades;
  • Competência para avaliação de mercado de empreendedorismo digital.

 

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Programa

Comunicação de massa na sociedade em rede. Cibercultura, convergência para ambientes digitais, abordagens de comunicação política e institucional na internet. Práticas virtuais de comunicação, cultura e linguagem.

Comunicação como fundamento da sociabilidade. Público, massas e elites. Comunicação de massa. Comunicação e ideologia. Construção social da realidade. Teorias da formação da opinião pública. Sociedade em rede. Mediatização.

Indução e dedução. Objetivismo e subjetivismo. Etnografia. Análise de conteúdo. Entrevistas. Grupos focais. Pesquisa bibliográfica. Observação participante e pesquisa-ação. Análise audiovisual.

Conceito de rede social. Laços fortes e laços fracos. Comunidades e interação virtual. Individualismo, cooperação e redes sociais. Principais modelos de análise de redes sociais. Algoritmos, plataformas e aplicativos.

Conceitos relativos a dados. Revisão de probabilidade. Dados experimentais e observacionais. Pré-processamento de dados. Classificação de dados a partir de algoritmos de árvores de decisão. Algoritmos baseados em instâncias. Clusterização por partição hierárquica. Softwares e ferramentas de MD.

 

Integração dos processos empresariais aos modelos de monitoramento e acompanhamento. Elaboração e implantação de indicadores e painéis de controle. Ferramentas de business intelligence e Big Data. Integração dos níveis tático e operacional à estratégia empresarial. Planejamento estratégico e metodologias de gestão estratégica.

Revisão de probabilidade. Estatística básica. Estatística descritiva. Estimadores e modelo estatístico. Testes de hipótese. Estimação de intervalos. Análise de variância. Fundamentos do modelo de regressão linear. Método dos mínimos quadrados e hipóteses sobre o modelo linear.

Dados, sociedade e DataViz: coleta, limpeza e análise de dados. Literacia visual, design de informação, e taxonomia de gráficos e DataViz. UX, storytelling e dashboards.

Globalização, internet e consumo. Web 2.0 e emergência das mídias digitais. Plataformas de colaboração. Pirataria e modificações estruturais. Tendências em publicidade, trabalho e negócios digitais. Big data. Novos modelos de negócio. Reestruturações publicitárias e relações de trabalho. Comunicação centrada no usuário. Gigantes tecnológicas e cenário econômico global.

 

Estruturas de organização e comunicação em redes sociais. Interlocução entre práticas culturais, pontos de vista e relações de poder para a produção, disseminação e recepção de informações no ambiente digital. Desinformação e ameaças à democracia: regulação, identificação e proteção. Fundamentos de linguística aplicada para a pesquisa em redes sociais e análise de Big Data. Procedimentos e métodos de pesquisa em plataformas digitais.

Comunicação nas organizações. Política de comunicação integrada em organizações públicas e privadas. Técnicas de comunicação interna e dirigida nas mídias impressa e eletrônica. Instrumentos de assessoria de comunicação. Gestão estratégica da informação.

 

Narrativas, historiografia e produção da história. Mitos, lendas, referências culturais e folclore. Papel simbólico de arquétipos e construções estabelecidas. Universalidade da narrativa, atores e papéis fundamentais dos gêneros narrativos. Sujeitos, engajamentos, motivações e objetos. Estruturas narrativas: conceitos, abordagens teóricas e articulação prática. Técnicas de storytelling e roteiro. Concepção de peças publicitárias e de comunicação institucional. Sistemas de valor social e identidade narrativa.

Evolução da globalização. Negócios, produção e investimento na economia global. Governando o sistema global: digitalização e democracia. Mudanças globais de poder: da lógica tradicional à manufatura para serviços. Contestando a globalização. Conflito e instabilidade: primaveras, guerras híbridas e revoluções coloridas. Respondendo a forças disruptivas: autorregulação versus regulação. Respostas corporativas para um ambiente global em mudança.

 

Conceitos básicos de Economia. Noções de Microeconomia. Economia aplicável ao mercado de mídia. Métodos econométricos e de inferência causal. Economia da internet. Mercado da mídia. Accountability. Papel do jornalista. Economia política. Papel da mídia.

Mito, ritual e ideologia. Etnocentrismo. Cultura como sistema de significação. Meios, mediações e comunicação de massa. Consumo, publicidade e Antropologia na contemporaneidade. Pensamento antropológico no pós-guerra.

Indústria criativa: definição e conceitos. Modelos de negócio e indústria criativa. Economia colaborativa. Políticas públicas e indústria cultural.

 

Marketing digital. Gestão de pessoas. Empreendedorismo e inovação. Modelos de negócio digitais contemporâneos. Consumo no ambiente digital. Empreendedorismo digital e planejamento de negócios. Elaboração de projetos.

 

Comunicação aplicada a organizações complexas. Agenda setting e desenho de pesquisa com bases públicas. Estratégias digitais de think tanks. Pesquisa aplicada. Comunicação aplicada a startups. Novas organizações de mídia. Produção de conteúdo audiovisual.

Any opinions expressed by Fundação Getulio Vargas’s staff members, duly identified as such, in articles and interviews published in any media, merely represent the opinions of these individuals and do not necessarily represent the institutional viewpoints or opinions of FGV. FGV Directive Nº 19 / 2018.

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