29/05/2024

III Fórum de Jornalistas da EULAC reúne profissionais da América Latina e Europa

Edição de 2024 está sendo realizada em parceria com a FGV ECMI e tem como tema “Oportunidades e Desafios Para a Comunicação em Meio a Transformação Digital”.

Profissionais da América Latina e da Europa se reúnem, no próximo dia 7 de junho, para a 3ª edição do Fórum de Jornalistas da EU-LAC Foundation (Community of Latin American and Caribbean States), realizado em parceria com a FGV Comunicação Rio. O evento tem como objetivo promover a troca de experiências e discutir as oportunidades e desafios que a transformação digital apresenta para o jornalismo, com foco em temas como o uso da Inteligência Artificial e a luta contra a desinformação.

Com o título de “Oportunidades e Desafios Para a Comunicação em Meio a Transformação Digital”, o seminário, que começa às 9h30 e termina às 18h, terá painéis, palestras e estudos de caso. A jornalista Leila Sterenberg será a mediadora do programa, que começa com a mesa “Estruturas regulatórias para o uso da  Inteligência Artificial: casos de Brasil e União Europeia”. Debatem o tema: Elinor Wahal, da Unidade de Desenvolvimento e Coordenação de Políticas de IA da Comissão Europeia e Lílian Cintra de Melo, secretária de Direitos Digitais do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil.

Representantes de mídias e organizações ligadas à cobertura jornalística também estarão presentes. São eles: Agência France Press, Deutsche Welle, Repórteres Sem Fronteiras, Aos Fatos, Canal Meio e o Grupo Globo.

Instituições e centros de pesquisa sobre as temáticas debatidas no evento também estarão presentes. O Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) será representado pela head de Dados e Pesquisa, Delphine Reuter. Natalie Helberg, professora da Universidade de Amsterdã, e Patricia Ventura, pesquisadora da Universitat Autonoma de Barcelona, estão confirmadas.

O evento será em formato híbrido, com transmissão online pelo YouTube e traduções simultâneas em inglês e espanhol. O cadastramento começará a partir das 8h30.

As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19/2018.